O time de hóquei dos EUA de 1980

Poucas pessoas conhecem os detalhes sobre uma das maiores histórias da história do esporte. Uma história clássica de Davi contra Golias que aconteceu nas Olimpíadas de 1980 em Lake Placid, quando o time de hóquei olímpico dos EUA jogou contra os soviéticos.

A lista de e-mail do país é definida como o número total de eleitores em um país que têm ou terão e-mails abertos e mantêm uma conta  Lista de e-mail do país específica do número dessas listas de e-mail. Espero que você entenda, além de mim, para simplificar, você tem que pesquisar no Google

Embora o time dos EUA tenha conquistado o ouro nas Olimpíadas de Squaw Valley em 1960, eles não fizeram muito desde então. A única exibição notável foi o 5º lugar nos jogos de 1976. Os soviéticos, por outro lado, chegaram às Olimpíadas de 1980 tendo vencido 12 dos 15 campeonatos mundiais anteriores e 4 medalhas de ouro olímpicas consecutivas. O recorde soviético desde Squaw Valley foi de 27-1-1.

Na verdade, os soviéticos eram tão bons que em 1979 não houve um jogo das estrelas da NHL. Em vez disso, eles apenas convidaram os soviéticos para jogar uma série de três jogos chamada Challenge Cup. A U.R.S.S. esmagou os melhores jogadores da NHL por 6 a 0 no jogo decisivo.

Wayne Gretzky

Lista de e-mail do país

conta a incrível história do que aconteceu.

“Nos Estados Unidos”, escreve Gretzky, “o objetivo era construir um time que, embora não tivesse muitas chances de vencer, pelo menos não envergonhasse o país”.

Herb Brooks foi contratado como técnico. Se havia um cara no programa que não estava jogando para evitar constrangimentos, era Brooks.

Oitenta dos melhores jogadores universitários foram convidados para Colorado Springs em julho de 1979 para competir por uma vaga no elenco (lembre-se de que na época os jogos olímpicos eram para amadores). Embora não fosse tanto uma competição, mas uma formalidade. Brooks havia vencido três campeonatos da NCAA treinando Minnesota, então ele sabia muito bem o elenco de 23 jogadores que queria.

Um pouco de liderança

Brooks chamou um dos assistentes técnicos de lado e disse: “Muitos desses caras se odeiam, e a única maneira que consigo pensar de fazer deles um time é todos eles me odiarem. Você vai ter que manter todas as peças juntas e ser o cara em quem eles podem se apoiar, porque eles não vão conseguir se apoiar em mim. Eu vou ser o mesmo com todos eles. Vou ser duro com todos eles.”

Em um jogo de aquecimento antes das Olimpíadas no Madison Square Garden, o time dos EUA perdeu para os russos por 10 a 3. Os jogadores ficaram impressionados com o adversário.

Brooks passou muito tempo na Rússia aprendendo alguns de seus sistemas. Herb descobriu que quando os russos jogavam hóquei, eles não chutavam o disco a menos que achassem que poderiam marcar, e então, embora possa parecer que eles tinham menos de dez chutes a gol, eram chutes que contavam. …

[Era tudo sobre posse de disco. O time russo não teve que trabalhar tanto na defesa porque eles tinham o disco com muita frequência. Quando muitas pessoas assistem hóquei, elas não parecem se concentrar nisso. Uma grande parte do meu jogo (Gretzky) era o forecheck — perseguir um defensor, levantar seu taco e pegar o disco. Se você pega o disco de um defensor ou jogador em seu próprio lado, você não tem tantos jogadores para vencer para marcar ou fazer uma jogada.

Um pouco inesperado de ego e excesso de confiança…

O primeiro jogo de Лучшие двухдверные холодильники для вашего дома medalhas contou com  os soviéticos e os americanos. O jogo foi disputado às 17h, mas não foi ao ar na ABC até as 20h. “Um dos momentos mais memoráveis ​​da história do esporte americano seria assistido pela maioria dos americanos três horas depois de acontecer”, Gretzky nos conta.

No vestiário, pouco antes do jogo, Herb Brooks fez o discurso mais inspirador de sua vida. Ele disse aos rapazes: “Vocês nasceram para ser jogadores. Vocês foram feitos para estar aqui. O momento é de vocês.”

Os jogadores patinaram no gelo e olharam para cima. A arena estava lotada. As pessoas agitavam bandeiras americanas em todos os lugares. Nos primeiros minutos, os americanos surpreenderam os soviéticos com a rapidez e emoção com que jogaram. Ainda assim, os soviéticos marcaram primeiro. Então o inesperado aconteceu.

Buzz Schneider deu um tapa e venceu o lendário goleiro soviético Vladislav Tretiak, empatando o jogo. Os soviéticos rapidamente marcaram novamente e parecia que o primeiro período terminaria assim quando Dave Christian pegou o disco em sua própria zona com apenas cinco segundos restantes. Em vez de jogar até o apito, uma lição que todos aprendemos em um momento ou outro e que foi ensinada a mim pelo meu treinador de futebol americano do ensino médio, os soviéticos desistiram pensando que o período havia acabado. Christian atirou o disco no gelo, Mark Johnson o perseguiu, derrubou Tretiak e marcou com apenas um segundo restante. Empate.

Um salto de sorte…

No terceiro período, os soviéticos pareciam dominantes novamente. Então, em uma corrida, um chute de Dave Silk passou pelo skate de um bo directory defensor soviético direto para o taco de Mark Johnson. Antes que Myshkin pudesse se mover, estava na rede e o placar estava empatado (3-3). Um minuto depois, o capitão americano, Mike Eruzione, marcou.

Agora os americanos estavam liderando, a apenas dez minutos de uma chance pela medalha de ouro. Brooks continuou andando para cima e para baixo no banco dizendo: “Jogue seu jogo. Jogue seu jogo.” Ele repetiu isso mil vezes, pelo menos.

Jimmy Craig (o goleiro americano) estava na zona. Ele não seria marcado. Quando um goleiro está nesse tipo de zona, especialmente nos playoffs, sua capacidade de antecipar o chute é tão boa quanto o resto de seu conjunto de habilidades. E Craig não estava sozinho — todo o time estava voando lá. Quando você entra em uma série sem o senso de direito que os russos tinham, isso lhe dá a intensidade necessária para chegar a esse nível extra.

Será que Durant:

Suponho que o papel do caráter é o indivíduo se elevar a uma situação. Se não fosse pela situação, nunca teríamos ouvido falar dele. Então você pode dizer que o caráter é o produto de uma demanda excepcional da situação sobre a habilidade humana. Acho que a habilidade do homem médio poderia ser dobrada se fosse exigida, se a situação exigisse. Então, acho que Lenin foi feito pela situação. Claro que ele trouxe ideias, e teve que abandonar quase todas essas ideias. Por exemplo, ele voltou para a iniciativa privada por um tempo.

 

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *